Páginas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

ABRE ASPAS-Lula é o líder mais influente do mundo pela "Time"





O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o líder mais influente do mundo, segundo a revista "Time", que publicou nesta quinta-feira uma lista - dividida em quatro categorias - que inclui também o ex-líder americano Bill Clinton e a cantora Lady Gaga.
A sétima lista anual da publicação das 100 pessoas mais influentes do mundo coloca o presidente Lula, de 64 anos, no topo dos líderes mundiais. Nessa categoria, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, é o quarto. (Veja a lista completa no site da revista "Time" (em inglês)
"Lula é um legítimo filho da classe trabalhadora da América Latina", afirma o documentarista Michael Moore, que escreveu o perfil de Lula para a revista.
Moore destaca em seu texto que "aquilo que Lula quer para o Brasil é o que nós costumávamos chamar de Sonho Americano".

"Líderes"
Depois do presidente, estão na lista J.T. Wang, presidente da empresa de computadores pessoais Acer, e o chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos, o almirante Mike Mullen. O presidente do Estados Unidos, Barack Obama, está em 4º lugar e a presidente da Câmara de Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, em 5º.
Entre os líderes em destaque também estão Sarah Palin, ex-candidata republicana à vice-presidência do Estados Unidos; o diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI), Dominique Strauss-Kahn; os primeiros-ministros japonês e palestino, Yukio Hatoyama e Salam Fayyad, e o chefe do Governo da Turquia, Recep Tayyip Erdogan. (veja a lista da revista "Time" por categoria)

"Heróis"
Na categoria "Heróis", a "Time" escolheu o ex-presidente norte-americano Bill Clinton, de 63 anos, como líder por seu trabalho como enviado das Nações Unidas ao Haiti. O texto foi escrito pelo cantor irlandês da banda U2, Bono Vox, que defende que, "sem Clinton, o universo não seria tão amigável para os humanos".
Nessa categoria, também estão a sul-coreana Kim Yu-na, que este ano conseguiu o primeiro ouro em patinação artística para o seu país na Olimpíadas de Inverno em Vancouver, Canadá; o opositor iraniano Mir Hussein Musavi; e o ator Ben Stiller por seu trabalho na reconstrução de escolas no Haiti.

"Artistas"
Entre os artistas e celebridades, a revista destaca o domínio da nova-iorquina Lady Gaga, que aos 24 anos conseguiu inúmeros sucessos mundiais com seu primeiro trabalho e com aparições surpreendentes.
"O trabalho de um artista é retratar - seja por meio de palavras ou sons, letras ou música - como é estar vivo em seu tempo. A arte de Lady Gaga captura o período que vivemos", afirma a cantora Cindy Lauper para a "Time" no artigo em que destaca a "admiração" que sente pela jovem artista.
Abaixo dela, a revista colocou o humorista televisivo Conan O'Brien, que voltará em breve à televisão após abandonar a "NBC", a cineasta Kathryn Bigelow, que se tornou a primeira mulher a ganhar um Oscar de melhor direção por seu filme "Guerra ao Terror".
Oprah Winfrey também está entre os escolhidos deste ano, assim como o diretor de "Avatar", James Cameron, e o costureiro Marc Jacobs, diretor criativo da empresa francesa Louis Vuitton.

"Pensadores"
Na categoria "pensadores", fazem parte da lista a arquiteta anglo-iraquiana Zaha Hadid, o executivo-chefe da Apple, Steve Jobs, e o ex-presidente do Federal Reserve Paul Volcker. A juíza norte-americana Sonia Sotomayor, de 55 anos, a primeira mulher hispana a chegar a um tribunal nos Estados Unidos, também está na lista da "Time". Ela foi escolhida por Obama, no ano passado, para ocupar o cargo.
(*com informações da agência Efe)

0 comentários:

Postar um comentário

Adicionar aos Favoritos

Usuários online

SEGUIDORES

Mural de Recados

Postagens populares

Blog Archive